Saiba como o empreendedor se diferencia do empresário
Como diz um velho bordão famoso de autoria desconhecida:
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Você se vê como um empresário?
Ou como um empreendedor?
Muitas vezes ouvimos os dois termos destinados ao mesmo sentido, palavras sinônimas, no entanto, não são!
Empresário é aquele que possuí uma empresa, já o Empreendedor não necessariamente precisa possuí-la.
Mas quais as principais características de um empreendedor?
Todo empresário precisa ser empreendedor ?
Confira a seguir como se distingue um Empreendedor de um Empresário.
Dois em um!
Pode-se dizer que nem todo empresário é um empreendedor e nem todo empreendedor é um empresário.
O ideal para o sucesso empresarial seria a junção das duas funções e as qualidades de cada uma delas, assim a empresa teria muito mais chances de sobreviver no mundo dos negócios.
Ou seja: seria excelente se uma só pessoa reunisse todas as qualidades para ser ao mesmo tempo um empreendedor empresário.
No entanto, nem sempre é isso que acontece, muitas vezes, o perfil de um empresário não é tão empreendedor assim, enquanto outras vezes um empreendedor brilhante não tem sua própria empresa.
Existem certas habilidades e posturas que diferenciam um do outro. Entenda os perfis.
Empreendedor
No dicionário, empreendedor é aquele que toma a iniciativa de começar algo novo e criativo. Logo, o termo está intimamente ligado com o perfil comportamental de cada um e não implica, de forma alguma, na abertura de uma empresa própria.
O perfil empreendedor é aquele que geralmente tem boas ideias, tanto para criar uma empresa, quanto em toda sua existência sempre inovando e renovando seus projetos.
Normalmente um empreendedor enxerga com mais facilidade os objetivos e em criar estratégias para atingir seus objetivos em prazos previamente estabelecidos.
Ele se diferencia de outros indivíduos pela capacidade de encontrar oportunidades onde os outros achariam impossível.
Ele acredita no seu potencial, monta um projeto e o coloca em prática, mesmo que isso implique em risco, pois sua perseverança ultrapassa possíveis frustrações e assim ele continua sempre motivado a novos desafios.
Existe, ainda, uma série de características que definem um empreendedor nato. Mas é importante deixar claro que, para ser uma pessoa empreendedora não basta ter a ideia, é necessário saber como colocá-la em ação para, assim, monetizá-la.
Empresário
No caso do empresário, os dicionários fazem a ligação do termo com pessoas que operam, dirigem ou são donos de uma empresa, sendo o responsável pelas principais tomadas de decisões que dizem respeito à organização.
O empresário por outro lado mantém uma postura de cautela, ele tem a empresa que pode ter sido, montada, comprada ou herdada.
Geralmente sua atuação é resumida em administrar a instituição da maneira como ela começou, não há grandes inovações.
Sua postura é mais conservadora, normalmente não gosta de correr riscos para colocar um projeto em prática. Não é adepto de mudanças bruscas e nem está aberto a muitas novidades.
Para momentos em que se precisa de cautela, seu comportamento é extremamente adequado, afinal, ele sempre procura manter as coisas estáveis sem grandes problemas, porém, sem muito progresso também…
O equilíbrio perfeito
Existem pessoas que possuem todas as competências necessárias para efetuar com excelência os dois papéis.
No entanto, é difícil que isso acontecer, pois enquanto o empreendedor precisa ser intenso e manter sua visão sobre o futuro inovadora e motivada, o empresário deve convencer as pessoas respaldado em argumentos concretos, sempre levando em conta análises prévias.
Se você possui todos os recursos para desempenhar bem as duas funções, parabéns, afinal é bem difícil ter um perfil tão eclético assim.
Porém, se não possui, existem soluções!
Que tal uma sociedade complementar?
Encontrar em outra pessoa aquilo que falta em você como profissional.
Se você possui perfil empreendedor, procure equilíbrio na ponderação e estabilidade de um empresário, conte com sua experiência e manejo em conduzir situações que necessariamente precisam de segurança e estabilidade.
E se possui um perfil de empresário, que tal buscar a inovação e o olhar além das expectativas do empreendedor, sua perseverança e motivação podem render boas chances de grandes negócios e novos projetos.
Casar diferentes perfis em busca de um objetivo comum pode ser muito lucrativo no mundo corporativo.
Mantenha-se aberto a possíveis fusões e sociedades.
Pode-se dizer que empresário e empreendedor são como uma dupla em um jogo de vôlei, cada um com suas habilidades e funções, contudo, com o mesmo propósito: VENCER!
Portanto, pense nas possibilidades, afinal, não se mexe em time que está ganhando, não é mesmo?!
Se você tem dúvidas ou deseja mais informações entre em contato conosco. Queremos ajudá-lo.
Quer saber mais sobre Gestão Empresarial, Empreendedorismo, tem uma ideia, tem um sonho de negócio e quer coloca-lo em prática e possui alguma dúvida ?
Vem para a UPGRADE – CONTABILIDADE E CONSULTORIA.
(11) 96838-5571
(11) 4183-2079
contato@upgradecontabil.com.br
Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro desses e outros assuntos empresariais.
Gostou desse artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para ajudar outras pessoas a terem acesso a ele também!