Neste momento de crise e isolamento social, estamos ouvindo muito sobre a prática da Resiliência, mas você sabe o que isso significa?
Resiliência é um termo que veio da física, para designar a capacidade que alguns materiais têm de absorver o impacto e retornar à forma original.
Quando falamos em comportamento humano, a resiliência está ligada à capacidade e habilidade que as pessoas têm de transformar experiências ruins em aprendizados, adaptar-se às mudanças, superar os obstáculos e seguir em frente.
A resiliência organizacional inclui o desenvolvimento de novas capacidades e a expansão de habilidades que permitem a exploração de oportunidades, a construção de competências para lidar com adversidades futuras, além da consolidação da habilidade de desenvolver respostas situacionais a rupturas que representem ameaças potenciais à sobrevivência da organização. A organização resiliente, na verdade, capitaliza desenvolvimento em situações de crise, de rupturas ou de adversidades mais sutis, se engajando em atividades transformadoras e restauradoras de sua capacidade responsiva.
Ser resiliente é estar em constante transformação, é ser impulsionado por um propósito maior.
Separei dois tópicos sobre a Resiliência fazendo uma analogia com a Gestão nas empresas e a Tecnologia, para fazermos uma reflexão:
ADAPTAR-SE ÀS MUDANÇAS
De um dia para o outro o cenário mudou, a ordem é ficar em casa e o trabalho remoto e home office entrou na rotina das empresas no mundo inteiro. Por isso, em momentos de turbulência, precisamos de informações rápidas e precisas para a tomada de decisões.
As empresas que já estavam preparadas ou já tinham essa prática de trabalho remoto, não sentiram tanto o impacto dessa mudança. Só precisaram migrar seus colaboradores, pois a estrutura e os sistemas já estavam em nuvem preparados para acesso à distância.
Já para outras, foi um verdadeiro caos, as empresas não sabiam como fazer para garantir a segurança das informações e colocar a operação da empresa para funcionar tão rápido. Foi necessário adequar os computadores, buscar espaços e transferir documentos e planilhas para nuvem. E neste processo, muitos descobriram que apesar dos esforços seus sistemas não rodavam, deixando a adaptação mais traumática.
SUPERAR OBSTÁCULOS
No momento, estamos sendo obrigados a nos reinventarmos para sustentar o equilíbrio (físico, mental e material) e esperar em casa até que a tempestade passe.
Quem ainda não tem maturidade no processo de transformação digital, foi forçado a olhar para isso agora, e reconhecer que não dá mais para esperar para se atualizar, e ainda, que a tecnologia, é sim, um item essencial. Além disso, neste momento, ela é o único caminho para integrar pessoas, máquinas e processos.
Superar os obstáculos pode ser mais fácil para aqueles que se encontram despertos e usando a tecnologia a seu favor. As empresas que já utilizam seus ERP’s em Núvem, são um exemplo disso; as áreas continuam integradas com o colaborador acessando de sua casa com segurança.
A integração sistêmica entre Contabilidade x Clientes conta com empresas parceiras em se tratando de sistemas de gestão em nuvem, empresas como a Conta Azul, que possui uma plataforma que conecta a pequena empresa com sua contabilidade.
Ser resiliente não é tarefa fácil, nem todas as pessoas possuem a característica de ser forte em determinadas situações. Porém, cabe às empresas valorizar seus funcionários e promover ambientes favoráveis para o desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas.
Como está sendo essa experiência para você? Sentiu a necessidade de se reinventar e tornar sua empresa mais digital?
Se precisar de ajuda conte conosco, na UPGRADE – Contabilidade e Consultoria temos uma equipe preparada para atendê-lo. Nossos clientes também podem compartilhar como tem sido a experiência deles.
Quer saber mais sobre Gestão Empresarial, Empreendedorismo, tem uma ideia, tem um sonho de negócio e quer coloca-lo em prática e possui alguma dúvida ?
Vem para a UPGRADE – CONTABILIDADE E CONSULTORIA.
(11) 96838-5571
(11) 4183-2079
contato@upgradecontabil.com.br
Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro desses e outros assuntos empresariais.
Gostou desse artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para ajudar outras pessoas a terem acesso a ele também!